Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A história da nossa Instituição tem início no final do século XIX, mais concretamente, 28/02/1894, como prova a 1ª Ata, com a denominação “Irmandade e Misericórdia de Santa Maria. Em 1898, foi-lhe concedida aprovação dos primeiros Estatutos.

1912 - Reformulam-se os anteriores Estatutos, determinando a competência para ministrar o ensino primário a crianças de ambos os sexos.

1941 - Surge a denominação de Casa de Beneficência Dias Machado, quando o Governador Civil do Distrito do Porto da época, António Augusto Pires de Lima, substitui a Mesa Administrativa da Irmandade e Misericórdia de S. Maria por uma Comissão Administrativa, num Instituto de Utilidade Local.

1956 - Chegam à Instituição as primeiras Irmãs e mais uma vez se alteram Estatutos, que permitem que se reabra o Ensino Infantil dos 3 aos 7 anos; se mantenha o Ensino Primário e se crie uma nova valência para aprendizagem profissional doméstica.

Ao longo da sua história centenária, a Casa de Beneficência Dias Machado viveu diferentes conceitos, diferentes filosofias de vida e diferentes estratégias e rumos.

1982 - A Casa celebra protocolos de Acordos de Cooperação com a Segurança Social e Ministério da Educação, para as valências de Creche e Jardim de Infância, que se mantêm até hoje.

1980/87- Remodelação do edifício principal e construção de novos espaços

1994 - Remodelação do parque Infantil.

2006/07 - A Instituição celebra Acordos para duas Creches e capacidade para 70 crianças nesta valência.

2008 - A Instituição celebra Acordos para o Pré-escolar, com capacidade para 120 crianças.

2017 - A Instituição tem como principais atividades a Creche e o Pré-escolar com Acordo de Cooperação e capacidade para 70 e 120 crianças respetivamente.

Casa Beneficência Dias Machado tem por Missão proporcionar o bem-estar e o crescimento integral das crianças, em conjunto com a família, explorando as várias áreas do desenvolvimento, de modo a formar indivíduos com personalidades assentes em princípios e valores próprios, capazes de se afirmarem na vida pessoal e profissional, de forma plena e integrada.

É Missão da Creche cuidar do atendimento das questões básicas de alimentação, higiene, sono, educação e pedagogia. É fundamental proporcionar um clima emocional favorável à criança, para que ela desenvolva sentimentos de satisfação e de plenitude, que lhe vão permitir superar os desafios que enfrentam ao longo da vida.

Os três anos passados no Pré-Escolar / Jardim e Infância constituem um período crucial para o progresso cognitivo, emocional e social, e amplificação da confiança nos outros. É necessário que a criança seja objeto de calor humano e de amor para que se torne capaz de desenvolver relações sociais e aprendizagens satisfatórias.

A prova de que o nosso trabalho é merecidamente reconhecido é a continuidade que os nossos antigos alunos promovem ao procurar a Casa onde cresceram, para aqui depositarem, com toda a confiança, a educação dos seus próprios filhos.

Foto 1Foto 2Foto 3

Organograma

Assembleia Geral

Presidente: Júlio Maria Carneiro da Costa

1º Secretário: José Luís Pedroso Pinheiro

2º Secretário: Jaime Manuel P. Pereira Rodrigues

 

Direção

 Presidente: Alfredo José de Araújo Almeida

Vice-Presidente: Laurentino Couto de Carvalho

1º Secretário: Daniela Fernandes Xavier

1º Secretário: Nuno Miguel Amado Moreira Carneiro da Costa

Tesoureiro: La Salete Miranda da Costa

1º Vogal: Olga Dulce Silva Costa

2º Vogal: António Paulo de Sousa Rocha

 

Conselho Fiscal

Presidente: José Maria Moreira Gonçalves

1º Vogal: João Paulo Pereira Ribeiro

2º Vogal: Victor Manuel Neto Gomes

# Ficheiro
1 Estatutos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais